Vem

Vem, vem, sejas tu quem fores
Não importa se és um infiel, um idólatra
Ou um adorador do fogo,
Vem, a nossa irmandade não é um lugar de desespero,
Vem, mesmo tendo violado o teu juramento cem vezes,
Mesmo assim, vem.

~Rumi


sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Perdão é o Caminho para a Liberdade

Enquanto seres humanos num estado severamente limitado de consciência, vocês são incapazes de perceber um ao outro claramente e, porque neste estado vocês se podem apresentar como outro e não como vocês realmente são, há uma confusão maciça já que vocês tentam melhorar a vossa posição à custa dos outros. Consequentemente, não há espaço para a confiança e para a honestidade.

Obviamente, esta é uma situação de perder-perder, mas mesmo assim vocês persistem.
Os vossos julgamentos tornam-se cada vez mais extremos e o vosso sofrimento aumenta.

E tudo o que precisam fazer é parar de se julgarem e de julgarem aos outros, e de se aceitarem uns aos outros tal como são.



Inicialmente, isto significa aceitarem-se na vossa imperfeição colectiva, sem julgamento - o grande separador - e ouvirem com compaixão as experiências dolorosas de cada um dos outros.

Se vocês forem acusados, não se defendam.
Apenas ouçam - sabendo que vocês também serão ouvidos.

Então, será óbvio que, na vossa dor, vocês também se têm defendido ou atacado outros, provocando mais dor; portanto, para avançar há que acabar com esse comportamento.

Ao verem como os vossos sofrimentos são tão similares, a vossa compaixão aumenta e vocês aprendem a perdoar - a vocês pelos vossos julgamentos severos, e aos outros pelas suas reacções.

O perdão é o caminho que leva à saída.

Aqueles que já estão nesse caminho acham-no muito mais honrado e mais calmo do que esperavam, e eles estão encorajando e convencendo outros a unirem-se a eles.

A saída é claramente visível...


~Saul

Pesquisar